RSE

Nossa Turma: educação e evangelização em forma de histórias em quadrinhos

Nossa Turma: educação e evangelização em forma de histórias em quadrinhos

A partir de 29 de abril, o projeto Nossa Turma, da Rede Salesiana de Escolas (RSE), ganha um site próprio, no qual será possível acompanhar as publicações, ver as tirinhas mais antigas, conhecer os personagens e até sugerir temas para novas histórias. O projeto Nossa Turma, que já está presente nas redes sociais e no portal da RSE, traz a publicação diária de “tirinhas” sobre temas do meio cristão, católico e salesiano, com histórias vividas por mais de 30 personagens que representam alunos, educadores, irmãs e padres.

“O projeto Nossa Turma originou-se da necessidade de repassar os valores presentes na RSE a partir de uma linguagem mais próxima do cotidiano em que os alunos estão inseridos, o que pode ser observado nas histórias já presentes nas redes sociais”, afirma o assessor de Comunicação da Rede Salesiana de Escolas, Célio Ballona. Em pouco mais de um mês de existência, a Nossa Turma já tratou de assuntos como a Campanha da Fraternidade 2013, a Jornada Mundial da Juventude, os caminhos da santidade, o poder da oração, o amor à natureza, a cidadania no trânsito e o relacionamento com colegas e professores, entre outros.

As “dicas de Dom Bosco” para um bom relacionamento escolar e os “S” salesianos (Sucesso, Saúde, Sustentabilidade, Sabedoria, Solidariedade e Saudade) também são temas constantes nas tirinhas. “O Nossa Turma visa criar um ambiente de interação entre alunos, educadores e família, reforçando o ideal da RSE de formar bons cristãos e honestos cidadãos, consolidando a marca como referência de unidade e valores. Além disso, o projeto busca, a partir da interlocução dos personagens, fortalecer e dar visibilidade para o projeto pedagógico-pastoral da Rede Salesiana de Escolas através de cada história criada. Também abordamos, com essa iniciativa, valores gerais da fé cristã e situações típicas do ambiente escolar”, completa Célio.

Quem curte a Nossa Turma

Não houve a necessidade de ir muito longe para conseguir inspiração na hora de criar os personagens e as situações vividas nas tirinhas da Nossa Turma. Segundo os autores do projeto, bastou olhar para a pluralidade encontrada no universo da própria Rede Salesiana de Escolas. Essa base na vivência real da RSE facilitou a aceitação do projeto entre alunos e educadores. “É muito gratificante observar que as pessoas se identificam com as histórias retratadas pelos quadrinhos e que curtem e compartilham esse conteúdo, divulgando-o pelas redes sociais e levando junto com esse gesto as boas práticas e valores adotados pela RSE”, considera Rafael Antônio da Silva, da equipe de produção da Nossa Turma.

Um exemplo que corrobora essa afirmação vem de Lucas Alberto Calixto de Almeida, aluno do 8º ano do Colégio Dom Bosco de Manaus-AM: “Sempre gostei muito de ler gibis, mas estas tirinhas da Rede Salesiana me fazem parar para pensar nas atitudes que temos e como é legal um conteúdo como esse. Eu espero sempre por elas e leio através do site do colégio ou na Fanpage da RSE”. A aluna Agnes Marinho da Silva, do Centro Educacional Maria Auxiliadora (CEMA) de Brasília-DF, também curte as tirinhas da Nossa Turma diariamente: “O HQ está com um papel muito importante na mídia hoje; os mangás e cômics vêm atraindo os jovens e, às vezes, até adultos. Achei incrível a abordagem do tema, porque a pedagogia salesiana, que tem uma grande importância na formação dos jovens, ficou mais atraente. Não foi abordada de forma chata ou monótona”, considera.

Para Maria Auxiliadora Arruda, coordenadora de Pastoral do Colégio Salesiano São José, em Natal-RN, o projeto Nossa Turma é uma ótima iniciativa, “pois através das historinhas podemos despertar o grande interesse pela leitura. Além disso, ele é importante porque está dentro da realidade dos nossos educandos, e tudo que puder chegar a eles através de novas metodologias e tecnologias é um diferencial no processo de aprendizagem”.

Ferramenta pedagógica

Além do acesso direto feito pelos alunos, a Nossa Turma tem se mostrado também uma ferramenta pedagógica importante e inovadora. No CEMA de Brasília, o professor de Língua Portuguesa, Alisson Silva Batista de Moraes, realizou um projeto com os alunos do 8º ano utilizando as tirinhas como base e ressalta os resultados positivos: “A história em quadrinhos é uma tipologia textual que encanta desde seu surgimento. Aliada à pedagogia de Dom Bosco, torna-se instrumento valioso para se trabalhar de forma atrativa valores tão importantes para a vida em sociedade. Na nossa experiência, obras singelas produzidas refletem a compreensão dos alunos acerca do ensino salesiano”.

Outra escola da RSE que utiliza a Nossa Turma em sala de aula é o Colégio Salesiano Região Oceânica, em Niterói-RJ. “Os quadrinhos da RSE têm favorecido bastante o compartilhar de valores e reflexões com os alunos. Trazer um ambiente que eles estão familiarizados para um universo lúdico e animado favorece a comunicação e a internalização de nossa proposta pedagógica e espiritualidade”, considera a orientadora educacional Roxane Baptista Guedes, que usa os quadrinhos da Nossa Turma como recurso para refletir com os alunos sobre “Ser Salesiano”. Na outra ponta do processo, a pequena Gabrielle Souza Britto Lage, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental, é uma entusiasta da proposta: “É muito legal ver os amigos, professores e outras pessoas do colégio em forma de desenho. Eu gostei das historinhas que li e todas são bem legais. Fica mais divertido e fácil aprender o que as professoras explicam”, conclui.

Salesianidade

Além de criar interação entre toda a comunidade educativa, as tirinhas do Nossa Turma transmitem a essência da pedagogia salesiana: “evangelizar educando e educar evangelizando”, É o que afirma o assessor de Pastoral da Rede Salesiana de Escolas, Antonio Boeing. Segundo ele, a linguagem dos quadrinhos ajuda a aproximar os jovens e a passar a eles os valores salesianos: “Uma escola salesiana caracteriza-se por ser uma escola em Pastoral, na qual todas as ações realizadas devem transmitir os valores que são a razão de ser da escola salesiana. Valores que não podem ser passados de forma rígida ou com uma linguagem estranha à juventude. As tirinhas da Nossa Turma são fantásticas para comunicar o que é essencial em uma linguagem que vai além do formal, e que por isso desperta o interesse dos educandos e também dos educadores”, finaliza Boeing.

Novo site

O site da Nossa Turma já está no ar: www.rse.org.br/nossa-turma

Veja também a Nossa Turma na fanpage da RSE.

Mais informações:

Ana Cosenza

Assessora de Imprensa – Rede Salesiana de Escolas

e-mail: imprensa@rse.org.br

Tel.: (11) 98709-5357

Skype: anacosenza1

Camila Santos

e-mail: imprensabs2@gmail.com

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>