RSE

Ascurra – Colégio São Paulo – 29/11/2013 – Histórias, memórias e lembranças da II Guerra Mundial

Ascurra – Colégio São Paulo – 29/11/2013 – Histórias, memórias e lembranças da II Guerra Mundial

Para aprofundar os estudos sobre os temas do século XX, em especial a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial, e encerrar as atividades do ano letivo, a professora Graciela Fochi juntamente com as turmas formandas de 2013 (9º EFII e 3º EM) do Colégio São Paulo de Ascurra/SC, realizaram uma conversa/palestra com o soldado veterano Sr. Lino Vicenzi, de 92 anos e residente de Rio dos Cedrso/SC. O veterano é avô do aluno salesiano Leonardo Vicenzi Loes, da turma do 3º EM de 2013.

Sr. Lino foi recrutado pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) e esteve em missão de guerra entre os anos de 1942 e 1945 ao lado dos Aliados, liderado pelos Estados Unidos da América, e contra as tropas do Eixo, lideradas pela Alemanha nazista que ocupava a região de Monte Castelo, na Itália.

O veterano destacou que os EUA foram responsáveis por fornecer os uniformes, os armamentos, a artilharia, realizar treinos e toda preparação ao campo de batalha propriamente dita. Srº Lino atuou a maior parte do tempo como escriturário no posto da capelania de guerra, mas mesmo assim não foi privado dos traumas e horrores como de ataques inimigos, o testemunho da morte de amigos e conhecidos, do sofrimento dos soldados feridos, as péssimas condições dos acampamentos, a distância dos familiares entre outros. No retorno ao Brasil, Sr. Lino conseguiu trazer o uniforme, reservatório de água e alimentos, algumas munições, além das histórias, das memórias e lembranças que são contadas com muita nitidez, generosidade e sabedoria.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>